Os eSports já são uma realidade para mais de 60 milhões de pessoas. Isso ficou mais do que provado na final da League of Legends World Championship do ano passado, a qual ocorreu na China.

E eles vem crescendo cada vez mais: a categoria está muito bem cotada para ser considerado um esporte olímpico já em 2024. Não é por acaso. Gerando receitas astronômicas por onde passa com campeonatos e eventos, os esportes digitais estão atraindo a atenção de grandes empresários e personalidades, como a de Ronaldo Fenômeno, o primeiro a investir na categoria no país fazendo parceria com um time de LoL (League of Legends).

Vendo a oportunidade de expandir o nome da marca e atrair mais receita, os clubes de futebol também estão investindo nos eSports. E não estamos falando apenas de um ou dois clubes do interior, mas gigantes como PSG, Manchester City, Valencia, Corinthians, Flamengo, Santos e Vitória já possuem seus próprios times. Mesmo com todas as diferenças entre o futebol real e virtual, eles não são menos importantes: os campeonatos estão cada vez mais organizados e também são famosos por pagar bons prêmios ao time vencedor.  

As categorias são as mais diversas possíveis, tanto que alguns clubes investiram em parcerias com equipes já formadas e conhecidas no cenário mundial, enquanto outras apostam em patrocínio a alguns jogadores em específico. Essas parcerias e patrocínios que estão aumentando cada vez mais o nível da categoria também acaba atingindo um novo nicho de público o que, além de aumentar a receita do clube, também aumenta a rivalidade—saudável—dos campeonatos.

Jogos como League of Legends, FIFA e Counter Strike já foram responsáveis por fazerem de jogadores comuns verdadeiros astros multimilionários e a semelhança com o futebol não para por aí. Os eSports vêm atraindo cada vez mais atenção do público, que enche arenas e estádios ao redor do mundo. 

O Flamengo foi um dos primeiros times do Brasil a ter a sua própria equipe de eSports. O clube adquiriu os direitos de um time da segunda divisão do Campeonato Brasileiro de LoL e já está se preparando para a disputa do próximo torneio. Já o Santos preferiu fazer uma parceria com um time já consagrado no cenário nacional, levando o nome do clube da baixada para disputas de alguns campeonatos virtuais, o mais famoso deles foi o de Battlefield. 

O Corinthians, outro gigante do futebol, resolveu apostar em um patrocínio a uma equipe de League of Legends que está disputando a primeira divisão do Campeonato Brasileiro. O clube promoveu diversas ações de marketing e gameplay com os jogadores. Além disso, os participantes dos eventos ganharam brindes como bonés, chaveiros e até mousepads personalizados. 

Mas é claro que um time de futebol não pode deixar de apoiar atletas do FIFA, o mais popular game de futebol da atualidade. Sendo assim, o Manchester City e o PSG apostaram em patrocinar jogadores de FIFA para representar os times em campeonatos virtuais. As emissoras de televisão também não ficaram para trás; algumas, como o SporTV, já possuem uma divisão voltada apenas para os jogos virtuais, com uma cobertura completa e até transmissões ao vivo de campeonatos.

O futuro é promissor para os eSports e quem tem a ganhar são os torcedores, que podem apoiar seu  time do coração além das quatro linhas de um campo de futebol.

Por: Liberdadenews/Ascom


Marta diz que o jogo contra Itália é como 'vida ou morte'

A derrota de virada por 3 a 2 para a Austrália, na última quinta-feira, em Montpellier, pela segunda rodada do Grupo C do Mundial Feminino, já

Dono do PSG cobra Neymar: 'Ninguém o obrigou a assinar'

Dirigente não quer atletas popstar O presidente do Paris Saint-Germain, o xeque catariano Nasser Al Khelaifi, perdeu a paciência após mais uma

Tite afirma que seleção mereceu vaias durante estreia na Copa

O técnico Tite afirmou que a seleção brasileira mereceu receber vaias da torcida durante a partida desta sexta-feira contra a Bolívia, no

Brasil abre a Copa América contra a Bolívia no Morumbi

Jogar em casa, sem Neymar e há 12 anos sem título ampliam responsabilidade do time de Tite A seleção brasileira inicia nesta sexta-feira, 14,

Mega-Sena sorteia neste sábado prêmio de R$ 115 milhões

A Mega-Sena, que está acumulada pela 6ª vez consecutiva, sorteia neste sábado, 15, o prêmio de R$ 115 milhões, o segundo maior deste ano. O

Brasil enfrenta a Austrália na segunda rodada da Copa feminina

África do Sul e China buscam a primeira vitória na Copa da França Nesta quinta-feira(13), Brasil volta a campo com a expectativa de conquistar

Com provável presença de Marta, Brasil tenta 2º triunfo

A seleção brasileira chegou para a disputa da Copa do Mundo Feminina da França com uma série de nove derrotas consecutivas. A vitória, por 3 a

Alcobaça é destaque no investimento ao esporte

Só neste ano de 2019, o município de Alcobaça já incentivou e apoiou a realização de sete grandes eventos esportivos, sem contar, o

Marta treina e aumenta suas chances de enfrentar a Austrália

Depois de desfalcar a seleção brasileira na estreia da Copa do Mundo da França, no último domingo, em Grenoble, onde a equipe nacional venceu a

Seleção de voleibol feminino conquista o título do 1º Zonal da

A seleção feminina de vôlei de Teixeira de Freitas conquistou no último final de semana, 8 e 9 de junho, o 1º Zonal da Liga de Voleibol do

Nossos Apoiadores: