Em abril, Ministério da Justiça já havia lançado edital prevendo outras 6 mil vagas. Ao todo, serão oferecidas 9.395 vagas em 412 comunidades terapêuticas com gasto previsto em R$ 90 milhões. Michel Temer e os ministros Eliseu Padilha e Torquato Jardim participam de solenidade no Planalto

Marcos Corrêa/PR

O ministro da Justiça, Torquato Jardim, anunciou nesta terça-feira (9), em solenidade com a presença do presidente Michel Temer no Palácio do Planalto, mais 3.395 vagas em comunidades terapêuticas para acolher e recuperar dependentes químicos.

Em abril, o Ministério da Justiça já havia lançado edital prevendo outras 6 mil vagas. Com as vagas anunciadas neste terça, serão oferecidas 9.395 oportunidades.

O governo investirá R$ 90 milhões para custear as vagas, recursos das pastas da Justiça, Saúde e Desenvolvimento Social.

Torquato Jardim informou que o governo conseguiu, por meio de revisão de gastos, ampliar o número de vagas. Os dependentes químicos serão distribuídos em 412 comunidades terapêuticas selecionadas pela pasta que tratam dependente de drogas, álcool e outras substâncias.

Ao todo, 614 comunidades se inscreveram no edital. As 412 credenciadas serão chamadas, conforme o ministro, para assinar os contratos a partir desta quarta-feira (10). A liberação dos recursos leva, em média, de 30 a 45 dias.

De acordo com o Ministro da Saúde, Gilberto Occhi, as 9.365 mil vagas poderão acolher cerca de 28 mil pessoas por ano, já que o tratamento tem duração média de quatro meses.

"Essas vagas podem ter uma média de quatro meses de tratamento, ou seja, essas 9 mil vagas se multiplicam durante o ano por três, algo em torno de 28 mil atendimento a essas pessoas no Brasil inteiro", explicou.

Responsabilidade social

Temer fez um rápido discurso durante a cerimônia, no qual afirmou que seu governo teve dois "conceitos", o da responsabilidade fiscal e o da responsabilidade social.

Para o presidente, o repasse de recursos para custear vagas em comunidades terapêuticas se encaixa no conceito da responsabilidade social. Ação, segundo ele, ajuda a recuperar dependentes químicos, com reflexos nas famílias e na sociedade.

"Está se promovendo a recuperação daqueles que se desviaram dos propósitos de uma sociedade mais tranquila, daqueles que em razão da droga acabam afetando as famílias e, portanto, afetando o concerto social, dando uma instabilidade social extraordinária. Eu conheço famílias e famílias desesperadas com essa questão da droga", disse Temer.

Acolhimento voluntário

Torquato Jardim destacou que o dependente químico é acolhido pela comunidade de forma voluntária. Segundo ele, esse modelo de tratamento é mais eficaz do que a internação compulsória.

"Essa voluntariedade é muito mais eficaz do que a tradicional internação compulsória. O índice de sucesso é ordem de 30% dos que se submetem a essa recuperação", ressaltou.

Conforme o Ministério da Justiça, o acolhimento de um dependente químico na comunidade terapêutica exige a realização prévia de diagnóstico, feito por médico de rede privada ou pública ou contratado pela própria comunidade.

O acolhimento pode ser estender por até 12 meses consecutivos ou intervalados, em um intervalo de 24 meses.

Cada comunidade deve manter equipe com ao menos dois profissionais de diferentes formações em ciências humanas ou de saúde, com experiência comprovada na área de dependência química.


As 7 forças que mudarão o futuro da economia global

Atualmente, a produtividade econômica de algumas cidades da China é maior do que a de países inteiros A chegada da internet no início dos anos

'Vou tentar acalmar os ânimos', diz Bolsonaro sobre PSL

O presidente eleito Jair Bolsonaro confirmou que se reunirá com o PSL na próxima semana e disse que irá acalmar o partido. "PSL é um partido

Paulo Guedes anuncia mais seis nomes da próxima equipe econômica

Futuro ministro definiu que Waldery Rodrigues será o secretário de Fazenda. O ministro do Planejamento, Esteves Colnago, e o secretário-executivo

Moro escolhe superintendente do Paraná como diretor-geral da PRF

O futuro ministro da Justiça, Sérgio Moro, anunciou nesta terça-feira (4) que Adriano Marcos Furtado será o diretor-geral da Polícia

Jurista protocola pedido de impeachment de Lewandowski

O jurista Modesto Carvalhosa vai protocolar um pedido de impeachment contra o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Ricardo Lewandowski nesta

Entre ameaças e agressões Câmara de Nova Viçosa aprova projeto de

Nova Viçosa: Tensão, xingamentos, ameaças e até agressões deixaram marcas na manhã desta sexta-feira 07 de dezembro, na Sessão Ordinária da

A NICA DA LIBERDADE 194

Ramiro Guedes RELENDO “A RELÍQUIA” Em êxtase literário, terminei, pela enésima vez, a leitura de “A Relíquia”, de Eça de Queirós.

PGR denuncia Geddel e Lúcio Vieira Lima por peculato

A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, denunciou o deputado federal Lúcio Vieira Lima (MDB), o ex-ministro Geddel Vieira Lima (MDB), a

George H. W. Bush tem funeral em Washington

Após homenagem no Capitólio, corpo do 41º presidente americano foi levado para a Catedral de Washington.   Soldados entram carregando o caixão

Lava-Jato prende seis no Brasil e emite alertas para Interpol

Justiça expediu 11 mandados de prisão para a 57ª fase da Operação Lava-Jato, deflagrada nesta quarta-feira A Polícia Federal (PF) já

UAI Brasil
O teixeirão 2018
previcon
Connect Informática
Nossos Apoiadores: