Um estudo revela que as moscas podem carregar centenas e diferentes espécies de bactérias prejudiciais aos seres humanos. A pesquisa foi publicada na revista no “Scientific Reports” nesta sexta-feira (24). Pesquisadores analisaram 116 moscas de três diferentes continentes – algumas delas foram coletadas no Brasil.

Nessas amostras do país, pesquisadores encontraram o patógeno Helicobacter pylori (H pylori), bactéria presente em pacientes de úlcera e gastrite. Até hoje, segundo o estudo, não se considerava que as moscas pudessem ser uma possível rota de transmissão. A transmissão mais comum de pessoa para pessoa é por meio da saliva ou contato direto com vômito ou material fecal. A bactéria também pode ser transmitida por meio de comida e água contaminada. Quem apresenta sintomas associados à úlcera faz testes para a detecção dessa bactéria.

O estudo destaca que as moscas estão constantemente expostas à matéria em decomposição porque elas usam fezes e matéria orgânica para nutrir sua prole. Ainda, moscas de ambientes urbanos apresentam a maior quantidade de bactérias. A maioria dos patógenos é transmitida pelas patas e pelas asas, onde há uma maior diversidade de micro-organismos.

Os pesquisadores afirmam que as autoridades de saúde pública não levam em consideração o papel das moscas na transmissão de doenças. O estudo teve a participação de Ana Carolina Jungueira, professora de genética e genoma na Universidade Federal do Rio de Janeiro e pós-doutora pelo Centro de Ciência Ambiental e Engenharia de Singapura.

Confira cinco alimentos ideais para consumir antes de dormir