Alcobaça: Os moradores do bairro mais populoso de São José de Alcobaça foram atendidos neste sábado (02) no Dia da Cidadania (nome atribuído ao mutirão de consultas médicas e vários serviços de saúde, dentre os quais, a emissão de Cartão SUS e testes rápidos).

O evento foi realizado por meio da parceria entre a Prefeitura de Alcobaça e a Força Aérea Brasileira (FAB), promovendo, dentre outras ações, as consultas com vários médicos especialistas (ginecologista, pediatra, dermatologista, otorrino, oftalmo, médico cirurgião e neurologista). Após passar pelos consultórios, cada paciente já levava o remédio receitado pelos médicos. 

Tão logo foi divulgado o mutirão de serviços, mais de 450 pacientes procuraram as unidades de saúde para as consultas. À medida que começavam os atendimentos, mais e mais pessoas iam aparecendo. Donas de casa, aposentados, crianças e adultos. A população que mais precisa tendo acesso à serviços de saúde oferecidos dentro de uma grande estrutura montada pela Prefeitura de Alcobaça.

Os pacientes receberam os atendimentos médicos em ambiente climatizado e ainda contaram com brinquedos para as crianças, lanches, água e abrigo numa enorme tenda. O estudante, Felipe da Silva, se consultou com o dermatologista e ficou maravilhado. "A estrutura é muito boa, com grande capacidade para abrigar as pessoas e vários profissionais qualificados. O povo está gostando demais", elogiou.

A Dona de Casa, Aline da Silva, aprovou a iniciativa. “Tem aqui muita gente sem a menor condição de pagar uma consulta com médico especialista, então isso aqui veio para ajudar as pessoas mais humildes. Isso aqui tá uma maravilha. Tá de parabéns”, disse.

A estudante de enfermagem e voluntária nos atendimentos de saúde, Vitória dos Santos Cruz, parabenizou a ação. "As pessoas precisam de iniciativas como essa, porque o acesso aos serviços de saúde é muito difícil para a grande maioria da população, daí, os outros gestores deviam ter esse mutirão como exemplo", afirmou.

O Secretário Municipal de Saúde, Robson Mattos, falou sobre a estratégia para diminuir a espera por serviços de saúde. “Esses mutirões nos ajuda a levar o serviços até mais perto da população, além de diminuir a fila de espera por atendimento especializado para os pacientes alcobacenses”, realçou.

O Prefeito de Alcobaça, Léo Brito, falou sobre essa ação em São José. “O país vive um momento muito difícil, mas a população está cansada de ouvir isso, daí cabe à nós - gestores - a necessidade de montar estratégias eficientes para atender o povo do nosso município. Essa parceria com a Aeronáutica é um exemplo disso”, argumentou.

São José é o maior distrito do município de Alcobaça. A demanda de serviços públicos é grande e exige dos gestores inúmeras estratégias para atender a população. A parceria entre a FAB e a Prefeitura de Alcobaça é um exemplo da estratégia necessária para suprir essa demanda.

Por: Liberdadenews/Ascom


Fiocruz revela que vírus Zika veio do Haiti para o Brasil

O vírus Zika que chegou ao Brasil é proveniente do Haiti, revelou um estudo desenvolvido pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), em Pernambuco.

Vacinação imuniza 10% das crianças contra pólio e sarampo

Na primeira semana da Campanha Nacional de Vacinação Contra a poliomielite e sarampo, 1,16 milhão de crianças se vacinaram contra a pólio e

Consumo excessivo de álcool aumenta risco de AVC e infarto

Pesquisa publicada no "Journal of American Heart Association" nesta sexta-feira (10) mostra que o consumo excessivo de bebidas alcoólicas em um

Secretário de Saúde visita Centro de Equoterapia de Teixeira

O Secretário Municipal de Saúde de Teixeira De Freitas, Max Almeida, visitou na tarde desta quinta-feira, 9 de agosto, o Centro de Equoterapia,

Diretoria da Policlínica apresenta dados e orienta sobre atendimento

Teixeira de Freitas: Nesta quarta-feira, dia 8 de agosto, a diretoria da Policlínica Regional do Extremo Sul reuniu a imprensa para apresentar

Turismo de saúde pode ser 3 vezes mais valioso que o convencional

O trânsito de pessoas entre cidades, estados e países para turismo é extremamente comum e lucrativo para os destinos visitados. Entretanto,

Menino de 2 anos coloca bateria no nariz em Medeiros Neto: Objeto foi

Medeiros Neto: Um menino de dois anos e sete meses de idade introduziu uma bateria dentro do nariz, no final da tarde da última sexta-feira (3),

Cresce número de médicos em busca de trabalho em Portugal

Nos últimos anos cresceu mais de oito vezes o número de médicos brasileiros em busca de trabalho em Portugal. De acordo com informações da

Mulher morre após esperar sete anos por vaga em hospital para

A dona de casa Josilene dos Santos, que aguardava por uma cirurgia cardíaca há sete anos, morreu na quinta-feira (2), em Juazeiro (BA).

Casos de sarampo passam de mil no ano, maior número desde 1999

O Brasil já tem mais de mil casos confirmados de sarampo em 2018. O número foi atualizado pelo Ministério da Saúde na quarta-feira (1º).

Nossos Apoiadores: