Achei um escorpião na cama do meu filho", é o que conta a comerciante Bruna Ferreira, moradora do bairro Arnaldão, em Eunápolis, no extremo sul da bahia. Ela relatou que no período de oito dias, encontrou 5 escorpiões adultos e 13 filhotes dentro do imóvel onde mora com o filho, uma criança de sete anos.

"Fiquei assustada, já comprei veneno, limpo a casa o tempo todo", relatou. Segundo dados da Diretoria de Vigilância Epidemiológica do município, há resgistro de que 71 pessoas foram picadas por escorpiões e atendidas no Hospital Regional de Eunápolis este ano. Não há registro de mortes. A unidade é a unica na cidade que aplica o soro antiescorpiônico.

Ao picar um humano o escorpião injeta na vítima um veneno neurotóxico, que age no sistema nervoso e provoca dor intensa, a princípio no local da picada, e que, na sequência, vai se espalhando para todo corpo. A evolução para um quadro grave pode ser rápida - algo como uma ou duas horas. Por isso, é fundamental o atendimento imediato, principalmente para crianças, que geralmente ficam em estado grave e podem morrer.

A vendedora Dalcicléia Castro, que assim como Bruna, mora no Arnaldão, disse que a irmã decidiu se mudar do local por conta da grande quantidade de escorpiões no bairro. "Meu sobrinho foi picado suas vezes por escorpião", disse.

Os moradores do bairro acreditam que a infestação de escorpiões está alta porque algumas casas são próximas a fazendas. Os moradores também acreditam que a incidência está maior neste mês de abril porque com a aproximação do inverno. Diante do clima mais frio, os escorpiões saem das tocas e invadem as casas em busca de alimentos e abrigo.

As picadas de escorpião não foram registradas apenas no bairro Arnaldão, os casos também são frequentes no residencial Parque Renovação. O presidente da associação dos moradores do Renovação, Teófilo Gusmão quatro ruas do residencial estão com infestação de escorpiões.

O superintendente de serviços públicos de Eunápolis, Tito Fonseca, explicou que não pode fazer a roçagem na fazenda próxima ao bairro Arnaldão por se tratar de uma área particular. No entando, se comprometeu a fazer um mutirão nos bairros Arnaldão e Renovação no início do mês de maio para retirar o lixo e entulho.

O Coordenador do Centro de Controle de Zoonoses de Eunápolis, Everton Ruscioleli, falou sobre alguns cuidados que os moradores podem ter para evitar a infestação de escorpiões nas residências. "Evitar o acúmulo de lixo e madeira dentro de casa, colocar objetos e roupas em locais altos e fechados e quando for vestir roupa sacudir e olhar dentro do sapato para evitar as picadas, aconselhou.

Fonte: G1


Fiocruz revela que vírus Zika veio do Haiti para o Brasil

O vírus Zika que chegou ao Brasil é proveniente do Haiti, revelou um estudo desenvolvido pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), em Pernambuco.

Vacinação imuniza 10% das crianças contra pólio e sarampo

Na primeira semana da Campanha Nacional de Vacinação Contra a poliomielite e sarampo, 1,16 milhão de crianças se vacinaram contra a pólio e

Consumo excessivo de álcool aumenta risco de AVC e infarto

Pesquisa publicada no "Journal of American Heart Association" nesta sexta-feira (10) mostra que o consumo excessivo de bebidas alcoólicas em um

Secretário de Saúde visita Centro de Equoterapia de Teixeira

O Secretário Municipal de Saúde de Teixeira De Freitas, Max Almeida, visitou na tarde desta quinta-feira, 9 de agosto, o Centro de Equoterapia,

Diretoria da Policlínica apresenta dados e orienta sobre atendimento

Teixeira de Freitas: Nesta quarta-feira, dia 8 de agosto, a diretoria da Policlínica Regional do Extremo Sul reuniu a imprensa para apresentar

Turismo de saúde pode ser 3 vezes mais valioso que o convencional

O trânsito de pessoas entre cidades, estados e países para turismo é extremamente comum e lucrativo para os destinos visitados. Entretanto,

Menino de 2 anos coloca bateria no nariz em Medeiros Neto: Objeto foi

Medeiros Neto: Um menino de dois anos e sete meses de idade introduziu uma bateria dentro do nariz, no final da tarde da última sexta-feira (3),

Cresce número de médicos em busca de trabalho em Portugal

Nos últimos anos cresceu mais de oito vezes o número de médicos brasileiros em busca de trabalho em Portugal. De acordo com informações da

Mulher morre após esperar sete anos por vaga em hospital para

A dona de casa Josilene dos Santos, que aguardava por uma cirurgia cardíaca há sete anos, morreu na quinta-feira (2), em Juazeiro (BA).

Casos de sarampo passam de mil no ano, maior número desde 1999

O Brasil já tem mais de mil casos confirmados de sarampo em 2018. O número foi atualizado pelo Ministério da Saúde na quarta-feira (1º).

Nossos Apoiadores: